www.pedalaoposicao.blogspot.com

 

 

Clique aqui caso não visualize o menu principal   

quarta-feira, novembro 01, 2006

FHC X José Dirceu:as trajetórias de um vilão incorrigível e um herói injustiçado



Nada é impossível neste mundo.Não consigo acreditar que ainda existem pessoas defendendo FHC justificando esta atitude alegando que ele foi um grande estadista e o considerando um "herói" na luta contra a ditadura militar.FHC não passa de um ex-presidente sem ética,que é dono dos maiores índices de rejeição popular da história.Nem precisamos mencionar as nebulosas privatizações de seu governo para criticá-lo.


Ele não chegou a trabalhar nem 5 anos na USP e foi afastado pela ditadura militar porque era um "militante da esquerda comunista"(quem te viu,quem te vê...).Depois de dar aulas na Sorbonne no agitado ano de 1968 e nos anos seguintes,voltou ao Brasil,pela Anistia,em 1979.


Poderia muito bem ter voltado a dar aulas na USP,como fez o seu ilustre e admirável mestre Florestan Fernandes(poderia ter aproveitado para aprender a ser humilde com Florestan,porém sua vaidade falou bem mais alto),mas preferiu fazer política,já que a aposentadoria integral de doutor estava garantida.Não quis aproveitar a ocasião para defender os oprimidos,talvez tenha achado que não valia a pena "esclarecer" aos jovens sobre os horrores da ditadura militar.


Para não prolongar mais o assunto,boa parte do passado dele nós conhecemos.Durante a campanha de seu amigo tucano,pudemos constatar que trata-se de um ex-presidente leviano ao ponto de afirmar que quem vota em Lula são os "atrasados".E,seus defensores ao tomarem conhecimento de nossa reprovação diante de sua indescritível grosseria,nos acusa de tentarmos jogar o nome de FHC na lama.


Um sujeito que desrespeita mais de 60% de brasileiros elameou seu nome sozinho através de suas infelizes declarações.Estamos sendo apenas sinceros,pois toda ação tem uma reação.E,se formos defender um verdadeiro herói que justiça seja feita:José Dirceu foi muito além de FHC pelo Brasil e mesmo assim foi injustiçado pela oposição imunda da qual o antecessor de Lula faz parte.


Sua luta,começou no fim dos anos 60 com o movimento estudantil.Estudante de direito na PUC de São Paulo,Dirceu até hoje é um ídolo da esquerda.Fazia parte da Dissidência,facção que se separou do Partido Comunista Brasileiro por considerar que ele estava se aburguesando.Em 1968,organizou o famoso congresso clandestino da UNE em Ibiúna,interior de São Paulo,que terminou com 700 estudantes presos pela repressão.Foi solto no ano seguinte com outros presos políticos em troca do embaixador americano Charles Elbrick, seqüestrado pela guerrilha,e ao contrário de FHC,se tornou um verdadeiro mártir.


Participou da luta armada em Cuba recebendo treinamento pelo regime de Fidel Castro.Após seis anos por lá, decidiu trocar de nome, de rosto e de personalidade para voltar ao Brasil.Batizou-se como “Carlos Henrique Gouveia de Melo”,desembarcou em Cruzeiro do Oeste no Paraná.Quase nenhum de seus companheiros de exílio sobreviveu ao retorno.


Voltou ao cenário político como José Dirceu graças à Anistia em 1979 e foi em busca do seu grande projeto de vida:levar um partido de esquerda ao poder.E após longos anos de luta e muito trabalho ao lado de Luis Inácio Lula da Silva conseguiu realizá-lo.A mídia e a população julgaram José Dirceu com base nos critérios da ética privada de forma implacável.


Porém ele continua forte,ao contrário de um FHC que se vendeu ao capitalismo selvagem que a oposição chama de "globalização".Este papo de que FHC foi um herói contra a ditadura é hipócrita,pois ele não continuou com suas convicções.Preferiu o caminho mais fácil.


José Dirceu passou por momentos muito mais difíceis em nome de seus ideais,foi transformado em bode expiatório para o deleite da oposição e mesmo assim continua de cabeça erguida.Não se vendeu e muito menos elameou seu nome.Muito pelo contrário:enquanto FHC solta suas asneiras na mídia,José Dirceu continua participando do nosso cenário político de uma maneira indireta;porém cada vez mais construtiva.

Denise Prado Cerqueira Kubota

Comentários:
Patrulheiros qem, nós?
Então eles assumem: são mesmo pistoleiros !
Não vejo c/ tantos bons olhos Franklin Martins + Tão Gomes Pinto + Mino Carta + Luis Nassif + outros da linhagem. Porq?
Acho q são apenas oportunistas de mercado. Logo-logo serão absorvidos pelo esqemão, q apenas pensando em seus lucros, e ao identificar a guinada "á esqerda" (sic) do eleitor/leitor, tratará de trazê-los p/ seus grupos de articulistas. Consumo.
Mais ou menos por aí.
Alberto Dines, aqele porco golpista, c/ cara de papai-Noel adoecido, das redacões nas festinhas de fim de ano, bem faz seu papel: defende categoricamente a tudo e a todos da imprensalão.
Em certos momentos, desconfía-se q esteja recebendo algum prá escrever tanta merda. Defesa é 1 coisa, aqilo tem outro nome.
Pois bem, do tal artigo, vejam esses pérolas da cretinice:
" Portanto não resta aos jornalistas outra alternativa senão procurar assimilar a nova situação."
Aqí, sugere q mudem, porq o mercado "mudou". Ou seja, não tá na moda.
Agora, a calhordice confirmada:
"A mudança de atitudes dos consumidores de informação é irreversível porque está sendo impulsionada por inovações tecnológicas igualmente irrevogáveis. "
O q ele qer dizer, q as "inovacões tecnológicas" é q determinam a ideologia e a visão social das esqerdas?
E agora o "gran finale" ...
"Assim resistir à mudança é quase um sinônimo de suicídio."
De novo, "suicídio" ... de mercado, né?! Na visão do dito sr, se o jornalista não "entender" essa virada, q arranje outro emprego ... ?
Ora srs do Observatório da Imprensa, das 2 uma:
Ou os srs insistem em nos chamar de idiotas e manipulados (pois apenas mudando métodos , "tudo estará resolvido"),
Ou os srs penteiam macacos. MESMO !
Á merda, todos .

Inté,
Murilo

Código de ética e conduta p/ a mídia - URGENTE!
 
Oi companheira e amiga Denise,
Só para acrescentar informações paralelas ao seu maravilhos texto:

Ontem o Jornal do Commercio publicou no primeiro caderno uma matéria sobre o exagero teatral do MPE de Ribeirão Preto que para auto promoção ou motivos ainda piores, publicou em 25 de outubro de 2006 o pedido de pena de 225 anos para o deputado federal e ex-ministro Antônio Palocci.

O detalhe importante:

O Supremo encomendou uma empresa para fazer a auditoria fiscal na contabilidade da prefeitura de Ribeirão Preto e verificar a autenticidade das notas emitidas pela Leão Leão.

A empresa de auditoria não encontrou irregularidades.

Este fato que sozinho anula toda a acusação foi considerado ainda assim irrelevante pela promotoria de Ribeirão Preto.

O Brasil é um país onde não só a mídia articula um quarto poder mas a própria justiça não faz justiça. Os empenhos tem caráter e foco no interesse pessoal da promotoria.

É um caso clássico de caça às bruxas, de inquisição em pleno século XXI.

Lamentável.

Florece neste Brasil agentes hostis e ardilosas como o perigoso FHC.

Já aqueles que podem contribuir pela revolução social são condenados a séculos de prisão.

Lamentável mais uma vez.
 
O que falar de justiça nesse país?

Semana passada 3 jovens foram presos em são paulo. Prisão em flagrante por crime inafiancável (crime de racismo).

Dois deles, por não terem antecedentes criminais foram soltos na mesma semana.

FALA SÉRIO!!!!
 
Denise, ótima homenagem à José Dirceu, já passei o link pra ele.

Parabéns pelo texto, me surpreende a cada dia!

Beijos
 
Caríssimos,

Uma correção.
FHC nunca foi exilado. Saiu legalmente do país após o golpe de 1964, para fazer doutorado em Paris. Nessa viagem, esteve por dois meses no Chile antes de dirigir-se à França.
Voltou ao Brasil em 1968, prestou concurso e tornou-se professor efetivo da USP.
Foi aposentado em 1969, pelo AI-5.
Nunca foi preso ou obrigado a deixar o país, desde então.
Posar de perseguido pela ditadura dá ibope. No caso do senhor em questão, o exílio é uma deslavada mentira.
 
Acredito q o texto faz um pequeno recorte do que é o Zé Dirceu e o quão valiosa é sua participação e contribuição na nossa sociedade. Não foi a toa q ele foi perseguido e patrulhado pela mídia e pela dita opinião publicada. Acho q ele ainda tem um desafio pela frente mas nada pode ser um obstáculo intransponível para quem já sobreviveu a muitos desafios.
 
Muito legal...

Só troquem "Tragetória" por "Trajetória". Com Jota
 
Olá Tânia Mara, você tem razão, o exílio de FHC é para todos uma enorme farsa.

Me recordo em 1994 durante a campanha presidencial, o programa Globo Repórter apresentou um documentário contando como foi sofrido o exílio do pobre socialista FHC.
Além da farsa que você nos narra a reportagem acrescentava a parte do "exílio" de FHC como funcionário da embaixada brasileira durante a mais sangrenta ditadura da América Latina, a ditadura militar no Chile.
Um exilado pode ser funcionário da embaixada de seu país?

É claro que não.

A ditadura chilena foi financiada com dinheiro americano e brasileiro.

Um exilado socialista brasileiro encontraria asilo político num país com uma ditadura ainda mais sangrenta que a nossa?

É claro que não.

Mas FHC morou numa confortável casa de alvenaria e pedra no alto de uma colina com vista panorâmica para a cidadela local e lareira aconchegante para o inverno e interiores totalmente decorados.

Este é um exílio de rei!

Chico Buarque também foi exilado, passou fome em Portugal e em Roma, as vezes dormia na rua.

Em Roma no desespero aceitou um contrato miserável para cantar numa casa noturna Tico-Tico No Fubá.

Isto seria uma humilhação para um mortal como eu, imagina o que não foi para o mais importante músico de nossa história que ainda moço já fazia Vinícius de Moraes e Tom Jobim se curvarem em reverência...

É... cada um teve o exílio que melhor serviu à ditadura militar.

Mas não vamos polemizar, ok? O texto da companheira Denise não tem interesse algum por FHC muito menos pelo rigor histórico, mas pontua ele apenas como base de comparação para aí sim, tratar daquilo que nos interessa: que é defender um inocente e herói nacional chamado José Dirceu.

Saudações socialistas
 
FHC tu mereces de esquecer.

Ouvi falar em Fernando Henrique quando ele foi eleito a primeira vez. Naquela época, em plena luta contra a ditadura eu era sindicalista bancário em Brasília. Já havia um racha dentro do PMDB causado pelas divergências nos votos antes e durante a Assembléia Nacional Constituinte e por ser um partido de bandeira única, a da redemocratização, que se esgotara. A liderrança do chamado Movimento Progressista do PMDB era Mário Covas, que pouco tempo depois criou o PSDB. Fernando Henrique não exercia liderança quando Covas era vivo.
Depois de ter sido Professor na Academia, Fernando Henrique se notabilizou pela capacidade de trair o que propunha em sua história, sobre tais atos cito alguns exemplos:
A oposição à ditadura se notabilizou por combater o entreguismo e venda do patrimônio público,e a corrupção, FHC privatizou e ainda financiou com dinheiro público a venda do patrimônio público, generalizou a corrupção.
A oposição à ditadura resistiu ao uso da força bruta contra os movimentos sociais, FHC meteu a polícia em cima dos movimentos do trabalhadores, inclusive na Grande Marcha dos 100 mil em Brasília, permitido que a Polícia explodisse bombas de gás lacrimogêneo em cima do palanque onde falava Luiz Inácio Lula da Silva, então futuro presidente do Brasil.
Fiquei mesmo estarrecido, foi quando estudando Economia na Universidade Católica de Brasília em uma das matérias, tinha que ler o Livro "Dependência e desenvolvimento na América Latina, de autoria de FHC. Após lê-lo, FHC declara na mídia que todos deviam esquecer o que ele havia escrito.
Após a oposição derrubar a ditadura, FHC compõe-se com o PFL bastião da ditadura, e joga na lata de lixo da história tudo que defendia.
Ora, um homem com um currículo desses, não merece que percamos tempo com ele, jogue-o no vaso e dê descarga.
Já o Zé Dirceu, quero dizer que assisti a sua primeira entrevista coletiva, no dia seguinte a sua cassação num dos plenários onde funciona as comissões da Câmara dos Deputados, num clima de grande emoção.
Quem o viu, viu nos seus olhos, a bravura de um gigante determinado a enfrentar qualquer barreira que encontrasse pela frente para levar adiante os seus princípios, suas idéias, suas lutas.
Quem viu as imagens do plenário da Câmara logo após anunciado o resultado daquela votação, viu na cara dos Deputados antes de dexarem o plenário que se auto denunciavam: Cassara um lider por ódio de classe, cassara um lider contra quem não se provara nada.
O plenário se auto denunciou. Quem tiver dúvida, compre a fita da gravação da sessão da TV Câmara e analise.
Respeito os lideres que não esquecem seus objetivos, que não se vendem em troca de benéces do poder.
Dirceu, a história o absolverá, se antes o povo brasileiro não o devolver o seus direitos políticos e reparar a sua honra.

Laert Cerqueira
 
Obrigada pelas informações amigos.Eu já não estava engolindo mais a soberba do ex-presidente mais antipático que tivemos e ao saber que tentam passar uma falsa imagem de herói deste crápula como se ele tivesse sido uma vítima da ditadura chego a ter náuseas.

Quanto à inJustiça brasileira cabe a nós agora,exigir que o último golpe de inconformismo da derrota seja devidamente reparado:a condenação de Emir Sader é completamente absurda!

Vamos questionar os porquês de idiotas como Diogo Mainardi,Arnaldo Jabor,Ricardo Noblat e outros vomitadores da dor de cotovelo contra a vitória do governo Lula diante das sujeiras da oposição terem total liberdade de expressão na hora de injuriar,caluniar,difamar e agredir verbalmente não apenas Lula e o PT,mas uma grande parcela da população brasileira.

Se Bornhausen se sentiu "ofendido",por que não manifestamos nosso repúdio em relação aos reprodutores do seu pensamento fascista na mídia?Que TODOS eles sejam condenados!E isso só depende de NÓS MESMOS!
 
Postar um comentário



Voltar

Número de Visitas

Download Web Counters
Desde 27 de janeiro de 2006

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Página principal Voltar Subir a página