www.pedalaoposicao.blogspot.com

 

 

Clique aqui caso não visualize o menu principal   

segunda-feira, maio 01, 2006

O Dólar

DólarOs aumentos do dólar foram consecutivos durante os dois mandatos de FHC inteiros, esta trajetória foi interrompida e revertida pelo governo Lula e o dólar voltou a cair fazendo do Real a moeda que mais se valorizou no mundo frente ao dólar nos últimos anos.

O que significa isso para o seu bolso?

O dólar forte, demasiadamente forte como se via na era FHC, foi um entre muitos agentes corrosivos à nação brasileira promovidos pela política de FHC.
Para a indústria, o dólar forte e vertiginosamente ascendente implica em acelerado aumento dos custos de produção. Veja por que:
  1. encarece a importação de insumos: o aço, o cobre, o alumínio, os produtos sintéticos feitos a base de petróleo entre tantos outros itens ainda são importados em larga escala. Tudo isso encarece a produção, carros, eletrodomésticos, toda a chamada linha branca, tudo isso passa a apresentar custos insuportáveis para a indústria manter sua margem de lucro sem que isto implique no repasse deste custo no preço final. A máquina da inflação é acionada!
  2. grande parte da energia nacional vem das turbinas de Itaipú. Esta energia é cobrada em dólar. Se o dólar sobe, o custo da produção da energia também sobe, assim, em efeito dominó, todos os produtos aumentam de preço.
  3. O governo FHC representou uma década de parcos investimentos no setor petroquímico, ou seja, a nossa produção tecnológica neste setor teve sensível redução de resultados. O Brasil não construiu refinarias e nem pólos petroquímicos. Nossa dependência por uma demanda de produtos importados derivados do petróleo aumentou em larga escala. Nossa vulnerabilidade em relação ao dólar também. O aumento do dólar implicou durante toda a era FHC no aumento da produção de combustíveis. O petróleo brasileiro necessita ser acrescido de óleo leve para ser refinado nas usinas brasileiras. Hoje o Brasil poderia ter um outro perfil de soberania e independência se o dólar não tivesse sido tão forte durante a era FHC.
  4. FHC dolarizou nossa economia nos fragilizando e vulnerabilizando ao atrelar os títulos da dívida pública ao dólar. Com isso, FHC criou um ardiloso mecanismos de corrosão que fomentou em alta velocidade o aumento da dívida pública passando de 60 bilhões de reais em 1994 para praticamente 900 bilhões de reais em apenas 8 anos.
  5. A família de índices inflacionários conhecida como IGPDs é baseada no dólar e as tarifas de serviços como telefonia, luz elétrica e o aluguel tanto de residências como de salas comerciais é baseado nesses índices. Se o dólar sobe, o custo de uma sala comercial também sobe. Ou seja, o dólar forte é corrosivo para a indústria, para a agricultura, para a instalação e manutenção tanto de indústria como de empresas de prestação de serviços.
  6. O dólar forte é inimigo direto da geração de empregos, sufoca a sobrevivência daqueles que estão no mercado de trabalho e aumenta a miséria em todo o país.
Ao contrário do que a mídia inteira vem pregando em larga escala neste país, a queda do dólar durante o governo Lula é positiva e não negativa.
Este é um dos fatores que diminui o custo da cesta básica, aumentando o poder de compra do trabalhador assalariado em diversos níveis, desde o que come, passando pelo transporte, moradia e acesso a bens e serviços.
Outra observação:
Durante toda a presença de FHC no governo, mesmo quando ainda ministro, o risco Brasil sempre foi elevado.
A trajetória de evolução do risco Brasil apenas assumiu uma queda contínua e expressiva durante o governo LULA, sendo que o tão sonhado grau de investimento já será obtido antes do final de 2007 segundo alguns analistas, um entre os vários motivos disso acontecer foi uma política de inversão da trajetória de valorização do dólar pela equipe econômica de Lula, em outras direções, o governo Lula aumentou o fluxo de capitais pela extraordinária explosão de nossas exportações, pelo equilíbrio das contas nacionais que somente passaram a apresentar superávit durante o governo Lula, atraindo investimentos diretos de vulto, não pelos juros altos, mas pela eficiência de gestão.
Por que não votar no presidente que foi responsável pelo maior aumento do poder de compra do trabalhador nos últimos anos?
Por que não votar no presidente que fez o país avançar rumo ao grau de investimento? Oportunidade esta que fará o Brasil se tornar um pólo de investimentos internacionais gerando milhões de empregos além dos obtidos até agora?!!!
Pense nisso.

Comentários:
Seu blog é patético. Tanto q nem existem comentários (ou só devem existir comentários contra a reeleição de Lula). A prova de q é inútil falar para um petista cego que "O REI ESTÁ NU". Só gostaria q vc explicasse porque o hospital Gafrée Guinle, no RJ, referência no comabte a AIDS no mundo todo, deixou de receber verba para distribuição de medicamentos. Gostaria de saber sobre a educação, o q o Lula fez, além de sucatear ainda mais as unversidades públicas, neglingenciar o ensino médio e fundamental e tapar buracos c/ programas de bolsa q não resolvem nada.
Para dar um ar de legitimidade vc coloca gráficos ridículos. Números não provam nada.
E não chame de coalizão da esquerda! A verdadeira esquerda não vota em Lula!
 
Embora tenhamos todos esses indicadores economicos, existem aqueles que atribuem tudo a um "céu de brigadeiro" da economia mundial. Gostaria de saber se vocês tem ou tem intenção de fazer algum estudo de ações que não teriam a ver com economia, como por exemplo as ações da polícia federal durante os ultimos anos ou alguma outra coisa...
 
Embora tenhamos todos esses indicadores economicos, existem aqueles que atribuem tudo a um "céu de brigadeiro" da economia mundial. Gostaria de saber se vocês tem ou tem intenção de fazer algum estudo de ações que não teriam a ver com economia, como por exemplo as ações da polícia federal durante os ultimos anos ou alguma outra coisa...
 
Pobre Paulista,
Há muita fantasia midiática a respeito deste tal "céu de brigadeiro internacional"

O Lula tem feito milagre, vem fazendo ouro de bosta!
Leia a revista Conjuntura Econômica de janeiro de 2006, volume 60, número 01, da Fundação Getúlio Vargas, se não me engano, justo na Carta do IBRE.
Lá esles deixam bem claro que a média de investimento hotmoney durante toda a era FHC foi de 10 vezes mais do que na era Lula.

Ou seja, o dinheiro que entrou no país foi 10 vezes maior durate os anos FHC.

Então quem viveu um céu de brigadeiro foi FHC e não o Lula.
A mídia anda fazendo diversas inversões na mente dos brasileiros.

A grande diferença entre a era FHC e a era Lula foi que FCH dolarizou os títulos da dívida pública e não investiu em refinarias e nem em matriz energética, nos tornando extremamente vulneráveis às crises externas por mais dinheiro que entrasse aqui dentro.
FHC conseguiu enfraquecer o Real e viver 8 anos de prejuízos indecentes nas contas correntes ainda que o fluxo de investimentos fosse 10 vezes maior que o atual. Entenda a diferença:
Com 10 vezes mais dinheiro no bolso FHC viveu 8 anos de prejuízo.
Com 10 vezes menos diheiro no bolso Lula viveu 4 anos de lucro.
Você gostaria de ver um exemplo maior do que este de competência administrativa?
Nós temos vários!
Nos próximos textos ainda faremos análises econômicas, pois a economia reflete sob muitos aspectos a saúde de um país, mas é claro que temos muito a dizer sobre outros aspectos, eu mesmo já tenho um texto pronto falando sobre atuações da polícia federal.
Acompanhe o blog e você ficará por dentro.
Obrigado por seu comentário.
 
Gostaria de lembrar que este dólar fraco tão comemorado é responsável também pelo fechamento de diversas fábricas, que perdem competitividade com os produtos importados e também na hora de exportar, aumentando ainda mais o desemprego. Ainda, somos um país produtor de insumos, e não comprador. Apesar da queda do dólar, tivemos aumento de energia e tarifas telefônicas, e por aí vai...
 
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Alexandre,
Gostaria de lembrar que tudo o que você comenta é desprovido de qualquer fundamento baseado nas seguintes premissas:

1- Houve um aumento assustador de geração de empresas exportadoras!

2- O número de falências hoje é metade do que foi em 2002 e representa menos de um terço da média do que se viu durante toda a era FHC!

3- Há um aumento contínuo de exportações e não o contrário!

4- A queda no desemprego é contínua, o Brasil da era Lula é o maior gerador proporcional de empregos de todo o planeta e de toda a história!

5- De fato ainda somos um país produtor de insumos, mas pela primeira vez na história desde a era Itamar o valor das exportações em manufaturados supera o valor do que se é obtido com insumos agrícolas e minerais!

6- O aumento das tarifas de energia e telefônica é substancialmente menor do que foi durante toda a era FHC. Aumentar as tarifas aumentarão, mas a base para o cálculo de aumento está na família dos IGPDs, onde mais de 60% desses índices é em dólar, então, com o dólar menor, diminui a velocidade com que esses índices aumentam.

7- A velocidade de queda do dólar é suave o suficiente para qualquer empresa bem administrada se reestruturar renovando seus contratos com países estrangeiros.
A perda não é real, ela se dá na redução da margem de lucro e não em prejuízo de fato!

8- Quem exporta, importa. O dólar barato reduz a margem de lucro na saída mas aumenta a margem de lucro nos insumos!

9- Apesar de tudo o que foi listado acima, o governo Lula criou um mecanismo compensaório para os chorões de plantão, reduzindo tarifas para aqueles que forem de fato, exportadores.

Ou seja, você está redondamente desqualificado em sua crítica.

Estude um pouco mais, se informe melhor e saudações socialistas para você!
 
Andre,
To vendo seu trabalho aqui e no orkut e gostaria de lhe agradecer por essa gama de informacoes. Infelizmente o povo brasileiro nao sabe do progresso q o nosso pais teve depois daqueles oito anos q nao devemos nem lembrar.
As coisas boas nao sao divulgadas nunca neh.
Vou continuar estudando na sua cartilha.
Parabens.

Leda
 
Andre,
To vendo seu trabalho aqui e no orkut e gostaria de lhe agradecer por essa gama de informacoes. Infelizmente o povo brasileiro nao sabe do progresso q o nosso pais teve depois daqueles oito anos q nao devemos nem lembrar.
As coisas boas nao sao divulgadas nunca neh.
Vou continuar estudando na sua cartilha.
Parabens.

Leda
 
o lula foi bem melhor em quase todos os aspectos economicos e sociais que o fhc mas o dolar tem que estar perto dos 2,90 para ter competitividade na hora de exportar. A chine tem uma moeda super desvalorisada e isso faz com que eles exportem muito mas do importem. Eles abriram a economia mas não vale a pena importar. Os chineses foram expertos e vão crescer 10% se tornando a 3ª economia do mundo.
 
Oi Leda, muito obrigado por suas palavras!!!!

Estamos na luta!!!

Saudações socialistas!
 
Olá Anônimo,

Como você bem disse, o Lula foi bem melhor do que o FHC.
Eu vou além, feitas as contas todas, não há outro presidente melhor que o Lula em toda a história brasileira.

Faço um breve comentário a respeito do dólar.

Definir a banda ideal é fantasioso.

Vem sendo pregado pela mídia mas a flutuação é que é o ideal.

O valor do Real ou do Dólar é ditado pelo mercado.

O Dólar ficou desvalorizado em todo o planeta e a trajetória de desvalorização é neste momento impossível de ser controlada.

O inverso é verdadeiro.

O Banco Central vem adotando diversas políticas para frear a aceleração do Real. Mas isso é temporário.

A médio e longo prazo o Real continuará se valorizando e o Dólar continuará caindo.

Por exemplo:

Será complicado o BC norte-americano (Fed)controlar o seu próprio défict.

Em contra-partida, o Merco Sul se fortalece e parece uma idéia padrão de que as realizações comerciais devem ser feitas em moeda local. Brasil e Argentina já devem começar a agir assim bilateralmente.

Tudo isso em conjunto fortalece o Real.

Não é tarefa fácil nadar contra esta corrente.

O melhor que o governo Lula pode fazer é desonerar as exportações e retardar os efeitos da queda, possibilitando tempo hábil para a realização de novos contratos.

E tudo isso já tem sido feito.

Bola pra frente!

Saudações socialistas.
 
Postar um comentário



Voltar

Número de Visitas

Download Web Counters
Desde 27 de janeiro de 2006

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Página principal Voltar Subir a página